sexta-feira, 26 de junho de 2009

Vírus causa estrago em pasta compartilhada WIN32 Sality

Essa semana eu me deparei com uma situação muito incomum no meu computador. Mau antivírus, um ESET Smart Securit  (NOD32), começo a acusar várias infecções. Não sabia mais o que fazer.

 virusjs3

A situação estava assim. Peguei meu notebook de casa e levei para o trabalho. Ao conectar na rede Wi-Fi de lá, começãram a aparecer os problemas. Um virus, que perambulava pela rede, começou a atacar uma pasta de instalação de programas que estava compartilhada. Esse compartilhamento ja tinha sido feito em minha casa, eu estava instalando esses programas no computador da minha esposa.

Enfim após desligar a rede Wi-Fi o problema parou. O estrago ja estava feito. Descobri que um tal de WIN32/SALITY estava atacando meu computador. Ouseja, é um virus que está na rede, que ataca os arquivo executáveis contido na pasta compartilhada. Mas não para por aí. Ele ataca os arquivos .SCR também.

A minha sorte que apenas a pasta de instalações estava compartilhada. Não tive maiores problemas; bastou que refizesse os downloads e pronto.

Após tirar o compartilhamento e apagar os arquivos infectados  tudo ficou normal. Você Pergunta: Não dá para retirar os vírus dos arquivos infectados? Eu não consegui. E olha que penei atrás de solução e tive ajuda de pessoas mais experientes em TI. A AVG tem uma ferramenta que ajuda a detectar esse camarada. Contudo,me  parece que não tira, aliás parece que não há como removê- lo, uma vez infectado já era.

2 comentários:

  1. Usa o Dr. Web antivirus tem no baixaki. Desinfecta e deleta os causadores pela infecção, mas roda em modo de segurança!

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Emerson! Sua ajuda vai servir para muitos também!
    Abraços.

    ResponderExcluir